Tipos de Buques de Noiva

O Buque de Noiva é muito mais do que uma simples peça em uma cerimônia de casamento. Ele é um símbolo vivo, carregado de significado, representando vida, alegria e fertilidade. Desde tempos remotos, o Buque tem desempenhado um papel fundamental nas uniões matrimoniais, evoluindo de ramos de ervas e alho, que as noivas acreditavam afastar maus espíritos, para uma expressão artística de beleza e estilo.

bouquet de noiva florencanto

Existem diferentes tipos de buques, cada um escolhido com base em diversos fatores, desde o horário e local do evento até a altura e o estilo da noiva. Essa escolha meticulosa é uma extensão da personalidade da noiva, transformando o buque em uma declaração visual de amor e individualidade.

Casamentos realizados durante o dia, em locais como sítios, capelas ou praias, sugerem buques mais leves, menores e redondos. A cor branca, tradicionalmente associada a casamentos, pode dar lugar a flores do campo ou outras nobres, como lírios, rosas e gérberas, com acabamentos mais descontraídos. Por outro lado, casamentos noturnos, em igrejas ou buffets, abrem espaço para buques mais glamorosos, maiores e com cores mais intensas, frequentemente finalizados com cetim, pedrarias e outros detalhes refinados.

A altura da noiva é um fator a ser considerado na escolha do buque para garantir harmonia visual. No entanto, é a personalidade da noiva que verdadeiramente orienta a escolha entre um bouquet romântico, exótico, delicado, clássico ou moderno. buques redondos, por exemplo, geralmente favorecem noivas mais baixas, enquanto buques  em cascata complementam noivas de estatura mais elevada.

A paleta de cores das flores é outra consideração importante. Tons de lilás, roxo e azul evocam tranquilidade e espiritualidade, enquanto o vermelho expressa paixão e sedução. O rosa adiciona suavidade e delicadeza, enquanto os tons de amarelo e laranja traduzem energia e vitalidade. O branco, por sua vez, simboliza pureza e sofisticação.

O estilo da noiva é o guia final na confecção do buque. Noivas românticas podem optar por buques redondos ou em braçada, com tons como vermelho, rosa e pink, complementados por laços e fitas. As noivas exóticas podem escolher flores exóticas, misturando cores, padrões e texturas. Buques delicados apresentam formatos redondos, cores suaves e acabamentos sutis, enquanto buques clássicos destacam-se por sua formalidade, utilizando rosas, tulipas e orquídeas. Já as noivas modernas podem explorar combinações inusitadas de flores, cores mais intensas e formatos desestruturados.

Na busca pelo buque perfeito, a Florencanto se destaca com uma equipe de profissionais especializados na confecção de buques de noiva. Após uma consulta inicial, a equipe pode desenvolver modelos exclusivos e originais, garantindo que cada buque seja uma obra de arte única, refletindo a individualidade de cada noiva. Para garantir essa exclusividade, recomenda-se um mínimo de quinze dias de antecedência da data da cerimônia.

Assim, o buque de noiva transcende sua função prática e se torna uma expressão única de amor, personalidade e beleza, encantando cada momento do casamento.

Comentários