A Importância dos Beijos e Abraços na Expressão do Afeto

Hoje, refleti sobre a beleza dos gestos simples: beijos e abraços. Essa reflexão foi inspirada pela lembrança de um menininho especial, cujos abraços e beijos são tão intensos que parecem materializar sentimentos de amor e emoção entre nós. Essa criança, tão jovem, nos mostra a verdadeira essência da troca de energia por meio de gestos afetuosos, mantendo uma autenticidade que muitas vezes perdemos com o tempo.


Ao contrário dessa sabedoria infantil, muitas vezes nos afastamos desses prazeres simples da vida. A correria diária nos deixa com pouco tempo para demonstrações de carinho, e o medo de expor nossos sentimentos nos deixa relutantes em expressar afeto. Por que nos tornamos tão hesitantes em dizer "eu te amo" ou mostrar o quanto alguém é significativo para nós?

Essa dificuldade pode ser reflexo do que tem sido transmitido ao longo das gerações, da influência de nossa cultura social e de crenças arraigadas, ou talvez seja simplesmente o reflexo de nossa própria cegueira emocional.

Proponho que declaremos como terminantemente proibidos os abraços mecânicos e os beijos sem perfume. Romper com tabus, lidar positivamente com nossas emoções, trocar energias, descobrir afeto e alegria, além de transmitir e receber prazer, são alguns dos muitos benefícios que um "bom" beijo pode proporcionar.


Seja presente de corpo e alma ao compartilhar um beijo ou um abraço. Isso não se limita apenas ao seu parceiro ou parceira, mas também se estende a amigos, conhecidos, filhos, parentes e outros. Entregue-se a esses gestos afetuosos, pois são expressões poderosas capazes de enriquecer nossas vidas de maneiras que muitas vezes subestimamos.

Comentários